sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Arquitetura religiosa do Renascimento ao Barroco










INTRODUÇÃO

A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto, deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo introduz refletem-se não somente na construção em si, mas também na distribuição da luz e na decoração.
A arquitetura barroca está entre as principais formas de manifestação da contrarreforma religiosa católica por meio da arte. Entre os objetivos da manifestava estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a manifestação da arte cristã.
Já o rococó foi a principal corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. Buscava a suavidade em contradição ao Barroco. Mas, não apresentava a mesma religiosidade e dramaticidade deste.


Arquitetura religiosa do Renascimento ao Barroco

No renascimento a arquitetura está bastante comprometida com uma visão de mundo assente em dois pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo, e na arquitetura religiosa não foi diferente. Empregava-se as formas geométricas elementares como o quadrado e círculo, para ordenar o espaço e a estrutura, além de arco de volta perfeita ao em vez dos arcos quebrados, colunas em vez de pilastras e abóbadas de berço e cúpulas de preferência às abóbadas de arestas, contrapondo o estilo anterior. Havia uma preocupação com o equilíbrio geométrico das partes, usando de rigorosa simetria na distribuição dos volumes, na procura de uma ordem matemática. Apresentava forma e proporção diferente do estilo gótico, seguindo um conjunto de regras formais e de proporção que se conectam entre si, de uma forma de antemão estabelecida. Ademais, empregavam Elementos da Antiguidade Clássica, como a combinação de colunas, pilastras e arcos à sua própria maneira para obter leveza e elegância, diferente de todas construídas antes.

Enquanto a arquitetura Maneirista da prioridade a construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos,com cúpula principal sobre transepto, deixando de lado os de plano centralizado, típicas do Renascimento Clássico.No entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo introduz refletem-se não comente na construção em si,mas também na distribuição da luz e na decoração,com isso é notório uma tendência de estilização exagerada e um capricho nos detalhes.



Já no Barroco, a arquitetura religiosa está entre as principais formas de manifestação da contrarreforma religiosa da igreja católica, por isso é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã. Essa arquitetura tinha uma influencia da antiguidade mais o renascimento, com a utilização das ordens clássicas e com regras construtivas, porém expressava uma nova linguagem decorativa, com elementos construtivos meramente decorativos, como colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e frontões centrais, os quais dava movimento ascensional nas fachadas, havia uma justaposição de superfícies côncavas e convexas, como as empregadas nas obras de Borromini. Ademais igrejas do período barroco são marcadas por abóbadas, arcos e contrafortes, com plantas retangulares, de uma única nave, com nave central mais alongada e naves laterais reduzidas introduzindo capelas abertas para o espaço central.




Cúpula da Catedral de Santa Maria Del Fiore
Renascimento
                                           
Basílica de São Pedro
Barroco



                                         
Igreja do Redentor
Maneirismo







TABELA COMPARATIVA 




REFERÊNCIAS
https://books.google.com.br/books?id=iUbOMy53MQMC&pg=PA134&lpg=PA134&dq=interação+de+externo+e+interno+na+arquitetura+barroca&source=bl&ots=JEwkg8K-CS&sig=gRz6682GLIm0fka5tPaTbM6jmkg&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjbsLyhydjXAhVGipAKHSQcCRQQ6AEINjAG#v=onepage&q=intera%C3%A7%C3%A3o%20de%20externo%20e%20interno%20na%20arquitetura%20barroca&f=false


Nenhum comentário:

Postar um comentário