INTRODUÇÃO
A arquitetura maneirista dá
prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais
longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto, deixando de
lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. No entanto,
pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo introduz
refletem-se não somente na construção em si, mas também na distribuição da luz
e na decoração.
A arquitetura barroca está
entre as principais formas de manifestação da contrarreforma religiosa católica
por meio da arte. Entre os objetivos da manifestava estava o transporte do
observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é
observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para
demonstrar a manifestação da arte cristã.
Já o rococó foi a principal
corrente da arte e da arquitetura pós-barroca. Buscava a suavidade em
contradição ao Barroco. Mas, não apresentava a mesma religiosidade e
dramaticidade deste.
Arquitetura
religiosa do Renascimento ao Barroco
No renascimento a
arquitetura está bastante comprometida com uma visão de mundo assente em dois
pilares essenciais: o Classicismo e o Humanismo, e na arquitetura religiosa não
foi diferente. Empregava-se as formas geométricas elementares como o quadrado e
círculo, para ordenar o espaço e a estrutura, além de arco de volta perfeita ao
em vez dos arcos quebrados, colunas em vez de pilastras e abóbadas de berço e
cúpulas de preferência às abóbadas de arestas, contrapondo o estilo anterior.
Havia uma preocupação com o equilíbrio geométrico das partes, usando de
rigorosa simetria na distribuição dos volumes, na procura de uma ordem
matemática. Apresentava forma e proporção diferente do estilo gótico, seguindo
um conjunto de regras formais e de proporção que se conectam entre si, de uma
forma de antemão estabelecida. Ademais, empregavam Elementos da Antiguidade
Clássica, como a combinação de colunas, pilastras e arcos à sua própria maneira
para obter leveza e elegância, diferente de todas construídas antes.
Enquanto a arquitetura
Maneirista da prioridade a construção de igrejas de plano longitudinal, com
espaços mais longos do que largos,com cúpula principal sobre transepto,
deixando de lado os de plano centralizado, típicas do Renascimento Clássico.No
entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo
introduz refletem-se não comente na construção em si,mas também na distribuição
da luz e na decoração,com isso é notório uma tendência de estilização exagerada
e um capricho nos detalhes.
Já no Barroco, a arquitetura
religiosa está entre as principais formas de manifestação da contrarreforma
religiosa da igreja católica, por isso é observada principalmente em igrejas,
catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte
cristã. Essa arquitetura tinha uma influencia da antiguidade mais o
renascimento, com a utilização das ordens clássicas e com regras construtivas,
porém expressava uma nova linguagem decorativa, com elementos construtivos
meramente decorativos, como colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e
frontões centrais, os quais dava movimento ascensional nas fachadas, havia uma
justaposição de superfícies côncavas e convexas, como as empregadas nas obras
de Borromini. Ademais igrejas do período barroco são marcadas por abóbadas,
arcos e contrafortes, com plantas retangulares, de uma única nave, com nave
central mais alongada e naves laterais reduzidas introduzindo capelas abertas
para o espaço central.
![]() |
Cúpula da Catedral de Santa Maria Del Fiore Renascimento |
![]() |
Basílica de São Pedro Barroco |
![]() |
Igreja do Redentor Maneirismo |
TABELA COMPARATIVA
REFERÊNCIAS
https://books.google.com.br/books?id=iUbOMy53MQMC&pg=PA134&lpg=PA134&dq=interação+de+externo+e+interno+na+arquitetura+barroca&source=bl&ots=JEwkg8K-CS&sig=gRz6682GLIm0fka5tPaTbM6jmkg&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjbsLyhydjXAhVGipAKHSQcCRQQ6AEINjAG#v=onepage&q=intera%C3%A7%C3%A3o%20de%20externo%20e%20interno%20na%20arquitetura%20barroca&f=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário