“ A BELEZA É RESULTADO DA
FORMA E DA HARMONIA COM O TODO”
- Palladio
Andrea di Pietro della
Gondola, ou ainda “Palladio”, nasceu em Pádua, na República de Veneza ,na Itália,
em 1508. Foi um dos maiores e mais influentes arquitetos e pesquisadores do Renascimento
italiano do século XVI. Quando jovem iniciou sua carreira como aprendiz de
escultor, logo após dedicou-se aos estudos em Vicenza, se tornando pedreiro em
oficinas, e um excelente construtor. Por volta dos seus 30 anos de idade, Palladio
atraiu a atenção do conde Gian Giorgio Trissino, um afamado humanista que se
interessou por seu talento e que se tornou seu mentor e o fez receber uma
educação humanista com ênfase em arquitetura. Logo, Palladio se interessou
e tomou como referencias a arquitetura
dos antigos romanos e os princípios definidos por Vitrúvio e Leon Battista
Alberti. Palladio fez algumas viagens a Roma,
efetuando medições exatas em
ruínas antigas, e isso resultou em seus primeiros dois livros, seguindo de um
terceiro que reconstruía com desenhos e textos eruditos prédios
desaparecidos da Antiguidade. Porém, foi por volta de 1570 que Palladio registrou
sua celebre e principal obra, “Quattro Libri Dell'Architettura ”, que se tornou
o segundo tratado mais influente de todos os tempos, perdendo apenas para o
tratado Vitruviano.
A obra de Palladio deriva da
arquitetura clássica greco-romana, admirada por seu equilíbrio e simetria.
Ricos em ilustrações, os quatro volumes reúnem uma análise do próprio trabalho
de Palladio, suas pesquisas sobre a arquitetura clássica, as ordens
arquitetônicas, as edificações domésticas e públicas, o urbanismo e a
construção sacra. Aborda a idéia de proporções harmônicas, assim como, o formato
da planta , no qual estuda um esquema com uso de regularidade harmônica e
simétrica perfeita, sobre um ou dois eixos. Partindo da idéia de que haveria
poucos elementos decorativos, Palladio prefere deixar o triunfo para a perfeita
proporção do partido e adota as ordens arquitetônicas em cada fachada e de um
ático e frontão triangular.
Como dito anteriormente, sua
principal obra escrita dividi-se em
quatro livros, no qual o primeiro relaciona e trata dos fundamentos da
arquitetura, montando assim um tratado das cinco ordens; enquanto que o segundo
trata-se da casa particular, dos palácios edificados nas cidadeS e das vilas
projetadas para o campo, trazendo exemplos e comentando a casa dos antigos
Romanos e Gregos. Já no terceiro livro, Palladio aborda a arquitetura
e engenharia pública e urbana, apresentando
vários projetos de pontes de sua própria criação e apresentando também as
praças, por fim, no ultimo e quarto livro, Palladio faz referencia a
arquitetura desenvolvida nos antigos templos existentes em Roma, como também em
outros lugares, tanto dentro como fora da Itália.
Ao projetar seus edifícios,
Palladio empregou uma paleta completa de motivos, de frontões a pórticos,
resultando em estruturas que, embora seguissem uma determinada fórmula,
permaneciam distintas e únicas. Seu acervo arquitetônico está espalhado
pela região de Veneto, distribuídos entre Vicenza, Veneza e o interior. Andrea
Palladio projetou inúmeras igrejas, palácios e palecetes urbanos, mas
foram as villas que lhes deram, e dão, mais estima e admiração. As
villas pladianas foram verdadeiras inovações, pois a partir de suas obras, a
arquitetura e o paisagismo passaram a se relacionar e acabando por serem
projetados onde um pertencia ao outro, onde a casa prolongava-se para dentro da
natureza e assim ao contrario.
Com isso, suas obras,
estudos e seu tratado derivaram um estilo arquitetônico, o Palladianismo. Esse
termo faz referencia a estética pessoal do próprio Palladio, seguindo a
evolução que inclui a contribuição original de autores inspirados por ele. Esse
estilo refletiu na Europa, e em especial na Inglaterra, e nos Estados Unidos
por volta do século XIX, onde influenciou a arquitetura neoclássica.
Palladio faleceu por volta
de 1580, aos 72 anos de idade, em Máster, na Itália, deixando assim um grande
prestigio, especialmente por ter sido uma figura influente em todo o
desenvolvimento da arquitetura no ocidente.
Palladio
- Aspectos formais e funcionais de forma geral
De forma geral, Palladio
expressa bem os aspectos formais e funcionais de suas obras, como os que são
observados nas villas, que apresentam constante repetição de um esquema
organizado de planta, que em geral reparte a residência em três faixas nos
sentidos longitudinais, onde a faixa
central apresenta o salão principal, ligado a pórticos ou portais de entrada, e
três transversais,onde se encontram os salões menores ,com as dependências
particulares. Palladio dinamiza com a altura que dá aos salões e
compartimentos, com seus forros, suas aberturas e seus locais de acesso,
proporcionando uma gama de resultados. Nas entradas nota-se pórticos colunares
simples, em projeção sobre um alto pórtico, apresentando ordens sobrepostas,
com semicolunas, pilastras simples, lisas e rusticadas, além de pórticos
especiais.
Ademais, Palladio enfrenta um problema quanto inserir
o esquema simétrico das villas em obras como os palácios com situações
complexas dos lotes urbanos, mas tendo deixado alguns exemplos, é possível
notar que em alguns desses ele reduz suas dimensões laterais, ou mesmo omite
duas alas de pórticos,assim como em outros exemplos que apresentam apenas
pátios posteriores. Para terrenos largos e pouco profundos,Palladio utiliza um
partido com pórtico como uma galeria sobre a rua e um pequeno pátio posterior.
Quando o terreno é bastante estreito e profundo, ele cria um pátio alongado com
átrio de acesso . Ainda há palácios com divisões obliquas que se aplicam em
lugares irregulares,com também palácios criados em escala menor, parecidos com
as villas e ausentes de pátio. Enquanto na fachada dos palácios, nota-se grande
variância , no qual embora todas sejam organizadas pela trama de coluna
clássica, existem palácios com semicolunas colossais, com pilastras também
colossais,e ordens sobrepostas e sobre um pórtico rusticado. Ademais,os espaços
internos dessas construções são
carregados de investimento de criatividade de Palladio, como os átrios de
entradas desses palácios, resolvidos de múltiplas formas.
Por fim,Palladio pouco se
encarrega de projetar igrejas,mas seus poucos projetos de templos revelam
deforma muito forte a importância dos estudos das ruínas romanas, e isso lhe
permitiu entender os aspectos organizativos, espaciais e construtivos das
termas, fóruns e templos imperiais, para assim adaptá-los aos seus projetos.
Desse modo Palladio destaca nesses projetos dois aspectos: os salões centrais
presentes nas termas e o templo de planta circular com as presença de cúpula.
Villa Capra e seus
aspectos formais e funcionais
A Villa Capra, também
conhecida como Villa Rotonda, é uma das mais belas e famosas villas
de Andrea Palladio sendo um dos mais celebrados
edifícios da História da Arquitetura da época
moderna.
A Villa Capra ilustra
perfeitamente a significação do classicismo. Entre seus aspectos formais temos
o fato dela ser definida por um bloco
quadrado, simétrico, encimado por uma cúpula e
apresentando nas quatro fachadas pórticos idênticos, cada qual com um pórtico e
forma de fachada de templo, agrupados em torno de um amplo átrio que recorda o
Panteão Romano.
Apesar de estar inserida num
círculo, a planta do edifício não é circular, e sim representa a intersecção de
um quadrado com uma cruz grega. Todas
as quatro fachadas eram dotadas de um corpo avançado com uma galeria que se
podia alcançar subindo uma escadaria e cada uma das quatro entradas principais
conduzia, atravessando um vestíbulo, à sala central coroada pela cúpula. Esta
sala e os demais cômodos tinham proporções calculadas com precisão matemática,
com base nas regras de arquitetura desenvolvidas por Palladio, elaboradas no
seu quarto livro.
Na sala central, o arquiteto
imprime um impulso centrífugo, alargando-a para o exterior, nos quatro pórticos
jônicos e na escadaria, resultando assim numa arquitetura aberta, com vista e
acesso pelos quatro lados, observando o campo e a cidade. A sua estrutura é
extremamente lógica, obedecendo a uma racionalidade geométrica e matemática.
Além do aspecto externo,
pensada para um homem religioso, Palladio inseriu em seu aparato decorativo do
interior, elementos formais, destinados a sugerir um sentido de sacralidade. A
abundância de afrescos cria uma atmosfera que lembra mais uma catedral que uma
residência sendo considerada um templo grego adaptado para habitação.
Levando para o lado
funcional, o telhado coberto de telhas ajuda a segurar as paredes, sustentando
a cúpula. Os pórticos auxiliam também os arcobotantes nas
paredes exteriores da villa. O fato dela ter quatro entradas, faz com que haja
maior integração entre todos os ambientes interno e maior ligação com a área
externa.
Para permitir a casa
divisão uma exposição solar análoga, a planta foi girada em 45 graus em relação
aos pontos cardeais.Todas as quatro galerias apresentavam um pórtico com
frontão ornado por estátuas de divindades da antiguidade clássica.Esse frontõs
eram suportados por seis colunas jônicas cada um e cada galeria era flanqueada
pra uma única janela de cada lado.
Com o uso da cúpula,
aplicada pela primeira vez a um edifício residencial, Palladio se depara com o
problema da planta central, usada até aquela momento na arquitetura religiosa. Mesmo
já tendo outros projetos anteriores de residências com planta central, a
Villa Capra permanece como peça única na arquitetura mundial, reconhecida como
modelo ideal. O projeto foi muito copiado e deu nascimento ao tão propalado Estilo Palladiano.
Principais obras
Palladio construiu edifícios
influentes, entre eles, a reconstrução do Palazzo della Ragione da era gótica,
passando a ser chamado de Basílica Palladiana cujo nome está associado ao seu.
O edifício público se forma
na Piazza dei Signori, em Vicenza, no piso térreo estão localizadas as lojas de
ourives que possuem a vocação comercial histórica do lugar e alguns espaços de
exposição.
Uma escadaria de mármore do
final do século XV conduz à loggia superior, a partir da qual a entrada é
acessada pela característica cobertura de cobre, em parte levantada por grandes
arquivoltas, sendo inteiramente ocupado por um enorme salão. À esquerda do edifício
é localizada a da Torre de Bissara, com 82 metros de altura, base e uma
inclinação de 7 metros.
![]() |
Basílica, Vicenza, 1549 |
Palladio
transformou o velho palácio medieval numa esplêndida habitação de campo, voltada
ao estudo das artes e à contemplação intelectual. Ele planejou a villa com
linhas baixas estendendo-se até um grande parque. O plano da planta baixa é
retangular, com salas perpendiculares ao longo de um grande eixo, o bloco central, cercado por duas
alas simétricas, têm dois pisos, a frente é uma arcada aberta, contém a
principal sala de recepção e é decorado com quatro colunas jónicas, que também
é coroado por um grande frontão, Sob o frontão está uma inscrição em latim
sobre o entablamento, onde se lê: "Daniel Barbaro, o Patriarca de
Aquileia, e Marcantonio Barbaro, embaixador francês, os filhos de Francesco
Barbaro"
A Villa Barbaro é a única
das obras de Palladio desta época que coloca as salas da residência privada no
piso superior.
![]() |
Villa Barbaro, Maser, década de 1550
|
REFERÊNCIAS:
http://www.ebad.info/palladio-andrea
http://monica-arq.blogspot.com.br/2013/04/arquitectura-palladiana-palladianismo.html
http://www.arqhys.com/contenidos/estilo-palladianismo.html
https://www.westwing.com.br/andrea-palladio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Villa_Capra
http://historiaearquitetura.blogspot.com.br/2012/02/villa-rotonda-andrea-palladio-vicenza.html
http://www.visitpalladio.com/opere/opere-pubbliche/basilica-
palladiana.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Basilica_Palladiana
https://books.google.com.br/books?id=tZGDyi6EPPoC&pg=PA76&lpg=PA76&dq=Villa+Barbaro,+Maser,+d%C3%A9cada+de+1550&source=bl&ots=HSyaTevvyS&sig=p7FS7B0aYPUlaZjMQXnoal0ZKFY&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiBztXL3d_XAhUHkZAKHeEqAlYQ6AEISDAH#v=onepage&q&f=false
https://pt.wikipedia.org/wiki/Villa_Barbaro
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